top of page

Fatores Psicomotores - Em que consistem e como se organizam

Olá a todos! Este é o primeiro post da Oficina Psicomotora. Como já puderam observar pelo título irei falar dos fatores psicomotores do sistema humano. Se não souberem o que é a psicomotricidade e sobre o que está relacionada, vejam primeiro algumas informações na página “Psicomotricidade”.

O que são os fatores psicomotores?


A Psicomotricidade está relacionada com o Sistema Psicomotor Humano (SPMH), que se baseia em estruturas do Sistema Nervoso. O SPMH engloba 7 fatores psicomotores, organizados de forma hierárquica. Os fatores psicomotores são: tonicidade, equilibração, lateralização, noção do corpo, estruturação espaciotemporal, praxia global e praxia fina.


A dinâmica do SPMH requer a participação de 3 unidades funcionais do cérebro (Unidades Funcionais de Luria). Para compreender melhor como funcionam, passo a explicar cada uma delas.


A 1ª Unidade Funcional de Luria está relacionada com as funções psiconeurológicas vitais, ou seja, com a regulação tónica de alerta e dos estados mentais, tais como: atenção, sono, seleção de informação, vigilância-tonicidade, integração sensóriomotora, entre outras…


A 2ª Unidade Funcional de Luria tem funções psicológicas de receção, análise, síntese e armazenamento de informação, associação visual, auditiva, intra e inter-hemisférica…


Por fim a 3ª Unidade Funcional de Luria possui funções de planificação, programação e regulação, como a execução, a correção e a sequêncialização das operações cognitivas.





Como se organizam?

Cada um dos fatores psicomotores contribui para a organização global do SPMH, sendo que estão interligados entre si. Dessa forma, o 1º fator é a Tonicidade, que está na base para a compreensão de todos os outros. Isto porque o SPMH está organizado de forma hierarquizada, como se pode observar pela figura.

Existe níveis de organização e complexidade crescente, que começa pelos fatores psicomotores mais simples (tonicidade e equilibração) até aos fatores mais complexos como a lateralização, a noção do corpo e a estruturação espáciotemporal. Em último lugar estão os fatores hipercomplexos como as praxias global e fina.


É possível perceber que os fatores psicomotores estão correlacionados e cada um se integra entre si, por isso mesmo quando ocorre uma disfunção num dos fatores psicomotores, ocorre também mudanças em todo o SPMH.



Nos próximos posts irei falar de cada um dos fatores psicomotores e mencionar também alguns sinais de alerta a que devemos estar atentos aquando o desenvolvimentos das crianças. O primeiro fator psicomotor será a Tonicidade.


Fontes:

Manual de Observação Psicomotora de Vítor da Fonseca.

Comments


RECEBA OS MEUS EMAILS

© 2019 por Oficina Psicomotora. Criado com Wix.com

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Pinterest - White Circle
bottom of page